segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Death Magnetic - Metallica

Esse é o pão mais quente do Metallica: Death Magnetic.

O nono álbum da banda, foi lançado no dia 12 de setembro de 2008 pela Warner Bros Records.

Com esse álbum, o Metallica atinge pela quinta vez consecutiva, o número 1 na Billboard 200 nos Estados Unidos – o que faz dos caras um marco na história, pois é a primeira banda a atingir um número consecutivo de cinco estréias.

O álbum teve realmente um cuidado especial – creio – pois começaram a função de escrita do álbum em outubro de 2004 – nessa época, a banda já tinha em média cinquenta horas de som.

No dia 20 de maio de 2006 eles revelaram que já tinham quinze músicas escritas, e estavam escrevendo de duas a três canções por semana.

Os caras Estavam trabalhando sem pressão alguma da gravadora. Esse é o tipo de tratamento que uma banda só recebe quando há uma confiança muito grande da parte da gravadora para com os músicos – lembrando sempre, que as vendas – por maior que sejam, não são tão grandes em comparação aos anos oitenta.

Sobre o título do álbum – Death Magnetic -, isso foi um lance bem introspectivo da banda.

Quando o guitarrista da banda, Kirk Hammett, levou uma foto do finado Layne StaleyAlice in Chains , pro estúdio, isso mexeu de algum modo com o frágil coraçãozinho de James Hetfield, que começou a escrever uma canção, embasada nos pontos de interrogação que percorriam sua mente em questão de alguém com tanto talento escolher um caminho assim. Depois desse momento sensível, nasceu Shine.

No meu modesto ponto de vista, o Metallica deu um tiro no escuro e acabou acertando.

Independente do caso de um álbum todo ter sido divulgado na Internet e esse álbum ter sido muito mal recebido, o Metallica já vinha numa fase ruim.Então dessa vez, eles fizeram basicamente um plágio de coisas antigas, ou deram continuação a outras coisas como The Unforgiven III Mas quando digo plágio, falo de The Day That Never Comes, que é basicamente One.

O pessoal queria um som mais Metallica, com aquele antigo groove, e bem ou mau, eles fizeram isso.

O Metallica está com a turnê do novo álbum, o Death Magnetic – os shows no Brasil são:

  • 28 de Janeiro de 2010, Porto Alegre-RS – No estádio do São José (Zequinha).
  • 30 de Janeiro de 2010,São Paulo-SP – No estádio do Morumbi

Dia vinte e oito eu vou estar lá. Vai ser uma experiência única, com certeza – nunca vi o Metallica antes.

Só espero que da próxima vez que o Metallica vier – ou a banda que for – que não seja a maldita Opinião Produtora.

A Opinião, selou a brasilidade, obrigando os fãs a ficarem horas numa fila no centro de Porto Alegre, centralizando todas as vendas num único ponto. E fora a cota máxima de ingressos por pessoa – 8 ingressos por pessoal – ou seja: “- Cambistas, esse mês vocês comeram muito bem!

Nota zero para Opinião. Só espero que valha a pena o sacrifício e o dinheiro.

Queria também dizer, que o amigo que vos fala, se põe à disposição de qualquer eventual precisado do Death Magnetic – se precisarem, peçam!

Até a próxima!


Um comentário:

Víthor Rosa Franco disse...

Nem curto muito Metallica... :P xD
Mas é uma banda que merece respeito, pq foi importante pro crescimento do estilo e como inspiração pra várias bandas mais recentes o/
Pena que eles não fizeram mais músicas no nivel de Enter Sandman e de Master Of The Puppets, minha opinião... :P

Valeu, abração!
Rock'n'Roll! \,,/,